Olá! Solicite mais informações
e/ou orçamento.

Telefones : (19) 2105-9898 / 9.8933-3091    E-mail : comercial@sondamar.com.br

Sondamar Poços Artesianos

Água é o bem mais precioso da Terra. Sua existência garante a vida sobre o planeta e sua preservação garante o bem-estar para todos os que habitam este minúsculo ponto do Universo.

Apesar de sua abundância, a água é uma riqueza finita e ameaçada pelas ações humanas, sobretudo pelas atividades industriais, expansão urbana, agricultura, mineração, etc.

A qualidade de sua captação é cada vez mais fundamental. A SONDAMAR POÇOS ARTESIANOS opera há 45 anos na área de hidrogeologia voltada para a captação e exploração de água subterrânea através da perfuração e instalação de poços artesianos com o máximo de eficiência e qualidade.

É a empresa mais bem equipada do mercado, com equipamentos de última geração, cuidando da manutenção, recuperação e perfuração de poços tubulares profundos de até 550 metros para mais de 2 mil clientes.

✓ Sondas perfuratrizes ROTO-PNEUMÁTICA montadas sobre caminhões, com capacidade de realizar perfurações em até 5 dias, equipadas com unidades compressora em alta pressão de última geração de marca Chicago Pneumatic.
✓ Sondas perfuratrizes Rotativa com injeção de lama e Percussiva a cabo, especializadas em realizar perfurações em grande diâmetros e profundidades
✓ Torres, compressores portáteis, bombas submersas, geradores de solda e eletricidade, plungeadores, escovões, caçambas, trépanos e uma gama de ferramentais específicos para limpeza e manutenção de poços.
✓ Exclusiva “SOS BOMBAS”, montada sobre um caminhão, garantindo a substituição dos equipamentos em no máximo 24 horas
✓ Estoque para o caso de o cliente não dispor de equipamento reserva
✓ Assistência técnica de bombas submersas
✓ Corpo técnico composto de Engenheiros, Geólogos, Técnicos e práticos que operam durante anos no setor.

A SONDAMAR POÇOS ARTESIANOS está à disposição para qualquer tipo de consulta sobre água subterrânea, seja para perfurar, recuperar, ou para esclarecer dúvidas sobre perfuração de poços e realizações de projetos para reservatórios, redes hidráulicas e poços piezométricos para monitoramentos dos lençóis freáticos.
Serviços oferecidos
Perfuração de poços tubulares profundos
É uma obra de engenharia regida por norma técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que destina a captação de água em grande profundidade, que tecnicamente também é chamado de Poço Tubular Profundo.

A palavra Artesiano tem sua origem na França, Artois ou Artesia, que significa: Fenômeno que a água do poço jorra ou eleva por si, para manter o equilíbrio do lençol subterrâneo.

A palavra Semi-Artesiano é um termo popular usado para poço profundo em que a água não jorra, necessitando de ser bombeado para obtenção de um determinado volume de água.

A palavra Mini-Poço também é um termo popular usado para poço de pequena profundidade, não reconhecido tecnicamente, pois sua captação de água é de lençol freático ou melhor lençol de superfície, portanto sujeito a contaminação bacteriana ou química e a esgotamento, pois este lençol é instável em função da falta de chuva.

Para construção de um poço, envolve a seleção dos fatores dimensionais mais adequados à estrutura geológica de seu terreno, bem como a seleção dos materiais a serem utilizados na sua construção. Um bom projeto objetiva uma ótima combinação do desempenho de uma longa duração do poço e no custo razoável da obra.

As informações para elaboração do projeto do poço aqui apresentado, refere-se a poços perfurados em material inconsolidado (depósito de aluvião e coluvião, areia, cascalho, etc.) e em rochas sedimentares de porosidade intergranular (arenitos, conglomerados, siltes, etc.), nos quais são instalados tubo-filtros ou simplesmente chamado filtros (tubo perfurado construído em aço ou PVC) captadores de água.

Poços perfurados em rochas cristalinas (granitos, xistos, quartzitos, etc.), com porosidade de fraturas ou fissuras e de rochas calcários (porosidade de canais de dissolução), são revestidos com tubos (construído em aço ou PVC), apenas na sua parte superior, onde a rocha se encontra alterada e sujeita à desmoronamento, não são utilizados filtros. Portanto, às vezes quando a rocha cristalina se encontra intensamente fraturada, ou o calcário apresenta níveis de alteração ou de intensa dissolução, torna-se necessário revestir o poço e se instalar filtros, para prevenir contra possíveis desmoronamentos das paredes do poço e simultaneamente captar água desta região.

Os princípios básicos para elaboração do projeto do poço, seja em poços com filtros ou não, são os mesmo.

Os fatores técnicos, o custo e o objetivo a que se destina o poço, devem ser devidamente analisados. Nada vale, por exemplo, projetar um poço que produza 50,0 m³/h., em uma propriedade suburbana, se uma vazão de 1,5 m³/h. poderia plenamente satisfazer às necessidades do proprietário. Da mesma forma, utilizar-se de um revestimento e de um filtro de diâmetro inadequados, ou construídos com materiais de qualidade inferior, simplesmente para se reduzir os custos, apenas sobrecarregar o proprietário com bombeamentos e despesas de manutenção mais elevadas, além do que abrevia a vida útil do poço.

A estrutura do poço consiste de dois elementos principais. Um é a parte que se destina ao abrigo do equipamento de bombeamento (bomba e tubulação) e ao conduto vertical que eleva a água do aqüífero até a bomba. Em parte geralmente é revestida com tubo, embora, como já foi dito, possa não haver necessidade de parte do revestimento, quando o poço é perfurado em rochas cristalinas ou calcários.

O outro elemento essencial é a porção da entrada de água (filtros). Uma vez que é por onde a água do aqüífero penetra no poço, o seu projeto requer uma cuidadosa análise dos fatores hidráulicos que afetam o desempenho do poço. Isso se aplica particularmente a um poço que colhe água de um aqüífero arenoso, consolidado ou não. Em tal caso, um filtro de poço é empregado, funcionando como a porção de entrada de água da estrutura do poço.

Um filtro corretamente construído e instalados, permite a entrada da água livremente e com pequenas velocidades, evita que a areia entre com a água e serve como retentor do material da formação.

Para uma boa otimização e o sucesso na obtenção de água boa através de poço profundo, será indispensável a assessoria de um bom Engenheiro Geólogo, Engenheiro de Minas ou Técnico Hidrólogo, para elaboração do projeto e na supervisão da execução do poço.

Perfuração de poços de monitoramento de lençol freático
Perfuração de poços para tratamento de esgoto
Perfuração de poços de sondagem
Recuperação - Reabilitação de poços antigos
Recuperação - Filtro captadores de água
Limpeza - Do revestimento de aço
Limpeza - Desobstrução do fundo do poço
Limpeza - Encrustação e oxidação das paredes do poço
Limpeza - Por agente químico ou orgânico
Limpeza - Por ação de plugiamento e escovas
Limpeza - Por processo de ar comprimido (Air-Lift)
Limpeza - Por processo de aplicação de No Rust
O NO RUST é um blended de fosfatos perfeitamente equilibrado, de características ácidas e desenvolvido especificamente para aplicação em poços. Sua ação é rápida e totalmente inerte aos componentes do poço e ao meio ambiente.

A utilização de NO RUST na limpeza de poços tem demonstrado acentuada ação em três frentes:

• Manutenções muito mais eficientes.
• Diminuição dos teores de metais na água.
• Reabilitação de vazão.

MANUTENÇÕES DE ALTA EFICIÊNCIA

Uma manutenção mais eficiente prolonga os intervalos entre operações, além de:

• Reduzir o consumo de energia elétrica.
• Diminuir os custos de água nas paralisações.
• Alongar a vida dos equipamentos.
• Melhorar a qualidade da água.
• Minimizar custos de tratamento

VOCÊ SABIA QUE...

• O acréscimo de vazão e a elevação do nível dinâmico de um poço em apenas 05 metros, após uma manutenção com No Rust, representou uma redução de energia elétrica de 12, 5% ?
• Após a operação em um poço com incrustações por carbonato, elevou-se a vazão em mais de 102% e desta forma o consumo de energia elétrica foi reduzido em aproximadamente 63,0 % ?

REDUÇÃO DOS TEORES DE FERRO NA ÁGUA

A remoção eficiente das incrustações por metais no poço e aquífero tem trazido uma significativa redução dos teores destes elementos na água, e recuperado vazões perdidas.

Acompanhe na primeira imagem abaixo como ocorrem os problemas...

RECUPERAÇÃO DE VAZÃO
Problemas de queda de vazão relacionados com perdas de carga causadas por incrustações, também tem solução... Poços de rocha e sedimentos tem demonstrado resultados animadores de recuperação de vazão!

Em sedimentos consolidados, incrustados por carbonatos os resultados são excelentes ! Veja alguns exemplos na segunda imagem abaixo.

Limpeza - Por processo de aplicação de Ferbax
As ferro-bactérias existem normalmente no meio ambiente (em superfície), e teorias indicam que sua introdução nos poços é feita por águas e equipamentos contaminados.

O FERBAX é um agente atóxico, que não deixa resíduos, específico para acabar com estes seres. Sua ação é imediata e eficiente pois:

• Mata as ferro-bactérias
• Destrói o filme biológico e depósitos orgânicos
• Controla a formação de novas colônias

CONHEÇA ALGUMAS FERRO-BACTÉRIAS NA IMAGEM ABAIXO

Assistência Técnica - Painel elétrico de comando para bomba submersa
Assistência Técnica - Retirada e colocação de grupo submersível
Assistência Técnica - Conserto de bomba submersa
Tratamento de água - Com Econox
O ECONOX é um composto a base de polifosfatos, atóxico, inodoro, insípido, e anti-corrosivo, próprio para água potável.

Inibe a corrosão, desincrusta redes e tubulações, e torna sua água cristalina.

Sua utilização para consumo humano tem aprovação por normas Européias desde a década de 80 e no Brasil pelo Instituto Adolfo Lutz e Tecan, sendo utilizado por diversos SAEE’S e Sistemas Públicos em todo o Brasil.

Problemas sem o uso do Econox:

• Água com cor avermelhada
• Manchas brancas ou marrons em roupas e utensílios
• Baixa pressão em torneiras e duchas
• Cheiro ou gosto ruim na água
• Manutenções constantes na rede hidráulica
• Incrustações internas nos dutos

Soluções e vantagens na utilização do Econox:
• Deixa a água cristalina
• Elimina a cor de ferrugem ou cor escura
• Evita a troca de tubulações
• Elimina as incrustações das tubulações
• Aumenta a vazão d’água em torneiras e duchas
• Acaba com os efeitos dos metais como o ferro e manganês
• Reduz os efeitos de cálcio na água (dureza)
• Forma uma micropelícula protetora nas redes de distribuição de água.

ACOMPANHE NA FOTO ABAIXO UM ENSAIO DE DESINCRUSTAÇÃO ACELERADA:

  • ECONOX - ANTES DA APLICAÇÃO
  • ECONOX - DEPOIS DA APLICAÇÃO
Tratamento de água - Com No_Rust
O NO RUST é um blended de fosfatos perfeitamente equilibrado, de características ácidas e desenvolvido especificamente para aplicação em poços. Sua ação é rápida e totalmente inerte aos componentes do poço e ao meio ambiente.

A utilização de NO RUST na limpeza de poços tem demonstrado acentuada ação em três frentes:

• Manutenções muito mais eficientes.
• Diminuição dos teores de metais na água.
• Reabilitação de vazão.

MANUTENÇÕES DE ALTA EFICIÊNCIA

Uma manutenção mais eficiente prolonga os intervalos entre operações, além de:

• Reduzir o consumo de energia elétrica.
• Diminuir os custos de água nas paralisações.
• Alongar a vida dos equipamentos.
• Melhorar a qualidade da água.
• Minimizar custos de tratamento

VOCÊ SABIA QUE...

• O acréscimo de vazão e a elevação do nível dinâmico de um poço em apenas 05 metros, após uma manutenção com No Rust, representou uma redução de energia elétrica de 12, 5% ?
• Após a operação em um poço com incrustações por carbonato, elevou-se a vazão em mais de 102% e desta forma o consumo de energia elétrica foi reduzido em aproximadamente 63,0 % ?

REDUÇÃO DOS TEORES DE FERRO NA ÁGUA

A remoção eficiente das incrustações por metais no poço e aquífero tem trazido uma significativa redução dos teores destes elementos na água, e recuperado vazões perdidas.

Acompanhe na primeira imagem abaixo como ocorrem os problemas...

RECUPERAÇÃO DE VAZÃO
Problemas de queda de vazão relacionados com perdas de carga causadas por incrustações, também tem solução... Poços de rocha e sedimentos tem demonstrado resultados animadores de recuperação de vazão!

Em sedimentos consolidados, incrustados por carbonatos os resultados são excelentes ! Veja alguns exemplos na segunda imagem abaixo.

  • NO RUST - POÇO - ANTES DA APLICAÇÃO
  • NO RUST - POÇO - DEPOIS DA APLICAÇÃO
  • NO RUST - FILTRO - ANTES DA APLICAÇÃO
  • NO RUST - FILTRO - DEPOIS DA APLICAÇÃO
Tratamento de àgua - Com Ferbax
As ferro-bactérias existem normalmente no meio ambiente (em superfície), e teorias indicam que sua introdução nos poços é feita por águas e equipamentos contaminados.

O FERBAX é um agente atóxico, que não deixa resíduos, específico para acabar com estes seres. Sua ação é imediata e eficiente pois:

• Mata as ferro-bactérias
• Destrói o filme biológico e depósitos orgânicos
• Controla a formação de novas colônias

CONHEÇA ALGUMAS FERRO-BACTÉRIAS NA IMAGEM ABAIXO

Conjunto Moto-bomba submersa
Os conjuntos Moto-Bombas conjugam força e desempenho para trazer à tona toda a água que você precisa. Uma variada gama de combinações está disponível para atender às mais diversificadas aplicações, podendo ser dividido em dois tipos:

Conjunto Moto-Bomba Radial:

Equipamentos que utilizam bombeadores radiais, que caracterizam-se pelo deslocamento ou movimento geral do líquido no rotor da bomba em direção perpendicular ao eixo de rotação. Esses rotores podem ser construídos em plástico de engenharia, bronze ou aço inoxidável.

Conjunto Moto-Bomba Semi-Axial:

Equipamentos que utilizam bombeadores semi-axial, também denominado fluxo misto, que caracteriza-se pelo deslocamento ou movimento geral do líquido no rotor da bomba em direção inclinada ao eixo de rotação. Esses rotores podem ser construídos em plástico de engenharia ou bronze.
Quadro de comando
Os painéis de comando garantem a perfeita manobra e proteção dos motores submersos. São montados em armários de aço com excelente ventilação interna e possuem grau de proteção IP-54.

Os painéis de comando utilizam três método para partida dos motores:
• partida direta
• partida compensadora
• soft starter

Os painéis de comando estão disponíveis nas voltagem monofásico e trifásico em 220V, 380V e 440V.
Tamponamento de poço tubular profundo
Perfilagem óptica
Os serviços de Perfilagem Óptica no poço em questão, é utilizado uma Sonda Filmadora submersível com cabeça giratória, equipada com câmera de vídeo VHS/DVD, geração de imagens coloridas, registro contínuo de profundidade e precisão de 97,03% nas leituras. A cabeça giratória permite as visualizações de fundo e frontal de forma conjugada em uma única corrida no poço. Este equipamento opera em qualquer tipo de tubulação vertical gabaritada para um diâmetro interno mínimo de diâmetro de 06 polegadas.
  • PERFILAGEM ÓPTICA - POÇO ARTESIANO
Perfilagem geoelétrica
Outorga de licença de execução de poço tubular profundo
Outorga de autorização de implantação de empreendimento (EVI)
Outorga de desativação temporária de poço tubular profundo
Outorga de tamponamento de poço tubular profundo
Outorga de direito de uso de recursos hídrico
Outorga de lançamento de água superficial ou subterrânea
Cadastramento de solução alternativa de abastecimento de água para consumo humano junto a Vigilância Sanitária.
Estudos e levantamentos hidrogeológicos, bem como sua execução.
GRUPO SONDAMAR ® 2016
. . . . . . . . . . . . . .
GRUPO SONDAMAR ® 2016
Crisoft ® 2005